Mosteiro da Batalha: ícone da Batalha de Aljubarrota
O Mosteiro da Batalha é um Patrimônio da Humanidade, assim declarado pela UNESCO em 1983.
Em 1910 foi classificado como Monumento Nacional. Também foi eleito, em 2007, uma das Sete Maravilhas de Portugal.
O Mosteiro, na verdade, se chama Mosteiro de Santa Maria da Vitória, e recebe o apelido de "Mosteiro da Batalha" por estar na cidade de Batalha, na região mais central de Portugal.
História do Mosteiro da Batalha:
A sua construção se iniciou em 1385, por ordem de D. João I, que fez uma promessa à Nossa Senhora. Na promessa, disse que se vencesse o exército castelhano, construiria o Mosteiro.
A luta foi vencida pelo Rei Português em Aljubarrota, no sul de Batalha, e o Mosteiro teve sua construção iniciada, sendo símbolo da independência portuguesa.
A construção se prolongou até as duas primeiras décadas do século XVI, no reinado de D. Manuel I, mas o Mosteiro da Batalha estava sob a administração dos Dominicanos, que nele permaneceram até a extinção das ordens religiosas (século XIX).
Depois de 200 anos em construção, três arquitetos de maior intervenção, o que mais nos chama atenção é a "parte inacabada": as Capelas Imperfeitas!
O que ver no Mosteiro da Batalha:
Eu fiquei emocionada quando entrei no Mosteiro. É daquelas obras de arte que nos enche o coração e a alma.
Parte da visita é gratuita (livre) - a Igreja. Não se paga para entrar na nave central da Igreja do Mosteiro.
Já lhes digo que a porta principal da Igreja é belíssima, sendo equivalente às grandes catedrais góticas europeias. Cristo e os apóstolos são representados, além de outras figuras ligadas ao cristianismo.
A nave central é uma das maiores, quando comparada a outras Igrejas Portuguesas. São 32,5m de altura.
Vale a pena visitar também a Capela do Fundador, um octógono, no qual foi colocado o primeiro túmulo conjugal de Portugal: de D. João I e D. Filipa de Lencastre.
A Casa do Capítulo foi começada pelo arquiteto Afonso Domingues e terminada por Huguet, que possui um desafio técnico incrível: uma única abóbada sem suporte central - para os Arquitetos que visitam, realmente deve ser uma das melhores experiências estar ali, pois é uma verdadeira ousadia.
Também é imprescindível visitar as Capelas Imperfeitas!
Capelas Imperfeitas:
As Capelas Imperfeitas foram pensadas já no reinado de D. Duarte como um panteão para sua família. Foram começadas por Huget, que desenhou uma grande rotunda de oito lados e sete capelas.
Mas, são chamadas de Imperfeitas por que nunca foram concluídas, uma vez que o Rei veio a falecer, e logo em seguida, o Arquiteto.
Lá estão os túmulos de D. Duarte e D. Leonor, um túmulo duplo, mas apenas em 1940 é que foi colocado dentro das Capelas Imperfeitas.
O túmulo duplo foi uma cópia do modelo idealizado por D. João I, pai de D. Duarte.
A verdade é que, embora leve o nome de "Capelas Imperfeitas" é das obras mais lindas do Mosteiro da Batalha, e até mesmo de Portugal.
O fato de não ter o teto, deixa o lugar mais místico e especial.
Lenda da Padeira de Aljubarrota:
Em breve resumo, conta a lenda que uma mulher, Brites de Almeida, ao ver espanhóis fugindo da batalha com os portugueses, acabou por matá-los com sua pá do ofício.
Os catelhanos estavam escondidos no forno da Padeira, e após serem intimados a sair, com a negativa, lhes bateu com a pá e queimou os corpos no forno.
A Junta de Freguesia de Aljubarrota conta todas as versões existentes no site oficial.
Horário de Funcionamento:
- Outubro a Março: das 09h às 18h (última entrada às 17:30h)
- Abril a Setembro: das 09h às 18:30h (última entrada às 18h)
- Fechado nos feriados: 01 de janeiro, domingo de Páscoa, 01 de maio, 24 e 25 de dezembro.
Como chegar ao Mosteiro da Batalha:
Batalha fica a aproximadamente 120km de distância de Lisboa, e o Mosteiro é o centro de destino para quem vai à cidade.
Pode-se ir de carro, mas também com ônibus (autocarro). A Rede Expressos faz o trajeto, com saída a partir de Lisboa (Sete Rios), confira aqui.
Endereço: Largo Infante D. Henrique, CP: 2440-109, Batalha.
Ingresso:
O Ingresso para a parte além da Igreja custa 6 euros, mas se quiser comprar um bilhete conjunto (Convento de Cristo, Mosteiro de Alcobaça e Mosteiro da Batalha) sai a 15 euros.
ORGANIZANDO SUA VIAGEM:
Buscando um hotel ou apartamento? No Booking você encontra diversas opções e ajuda o Blog a crescer sem qualquer custo na sua diária!
Se preferir o Airbnb, faça seu cadastro e reserva por aqui!
Pensando em uma #roadtrip ? Alugue seu carro com a Rentcars, parceira do Blog!
Para viajar para Portugal, Cabo Verde ou Itália, você pode fazer o PB4.
Já segue o blog nas redes sociais? Aproveite: curta e compartilhe!
Facebook:Um Olhar Novo
Instagram: @blogumolharnovo
Twitter: @UmOlharNovo