Quanta Terra Quanta Arte.

Este é o nome da exposição da vinícola Quanta Terra, localizada em Favaios, no Douro vinhateiro.

A Quanta Terra foi fundada em 1999 por Celso Pereira e Jorge Alves, e desde então, produz vinhos tranquilos com dois terroirs especiais do Douro: Planalto de Alijó e Vale do Tua.

Para além dos vinhos, Celso Pereira e Jorge Alves adicionaram um projeto lindíssimo: um espaço para a exposição de obras de arte, além de espetáculos e debates.

E uma antiga destilaria da Casa do Douro é quem acolhe este espaço. As memórias da destilaria estão presente logo nas 4 primeiras salas, onde antes tínhamos cubas cheias de aguardente - que era utilizada no processo do vinho do Porto.

O que parece arquitetado pelo ser humano, na verdade, foi “pintado” pelo álcool (da aguardente) que ali era armazenado. Os ladrilhos vidrados se tornaram verdadeira obra prima.

Fotos por Alexandra Brites.

E é neste espaço de enoturismo e cultura, vinho e arte, que em 2025 foi lançada a nova exposição onde estão obras de HelioBray, Paulo Neves e Vhils - três (3) grandes artistas portugueses.

Sobre as obras expostas:

A curadoria da exposição ficou a cargo da Galeria Contagiarte e conta com 25 peças. As obras, conforme descrito no material entregue na abertura da exposição pela Quanta Terra, exploram “a relação simbiótica entre o processo criativo da vinificação e a expressão artística“.

Neste sentido, também descrevem que a “mostra destaca a essência orgânica das matérias-primas e produtos desenvolvidos no Douro Vinhateiro, Patrimônio Mundial da UNESCO. Tal como na vinificação, onde da semente nasce o fruto e das diferentes castas se compõe o elixir final, também na arte o processo criativo parte do vazio, transformando cores primárias numa paleta infinita e materiais brutos em obras de arte.”

Algumas das obras expostas na Quanta Terra Quanta Arte:

HelioBray tem como base a tipografia, e a experiência na pintura o fez combinar e explorar as técnicas de graffiti e spray.

Paulo Neves apresenta esculturas com influências do expressionismo e do barroco, mas com uma identidade ímpar. Nesta exposição apresentou esculturas intimamente ligadas à vinha, e a obra “Folhas de Videira” é de uma beleza sem igual, na minha opinião (foto mais abaixo).

Obras do Vhils

Vhils (Alexandre Farto) se distingue pela sua técnica inovadora de esculpir em paredes e combina street art, escultura e instalação.

Folhas de Videira - foto por Alexandra Brites

Podem ver mais fotos da exposição no site oficial da fotágrafa Alexandra Brites.

Toda esta experiência foi vivida provando os vinhos da Quanta Terra, mas sobre estes eu falo em outro post!

Serviço:

A exposição pode ser vista até 31 de dezembro de 2025, de forma gratuita.

Endereço: Rua da Casa do Douro, s/n, Lugar do Olho Marinho, CP 5070-262 Favaios, Portugal.

Reservas: reserva@quantaterradouro.com

Foto por Alexandra Brites

Quer ir para o Douro com o máximo conforto e segurança? Te levamos! Entre em contato!

Quer descobrir outros Produtores da região? Temos aqui sugestão.

Ainda não sabe onde se hospedar? Leiam nossas dicas de hospedagem no Douro e faça a sua reserva por aqui.


Estive na abertura da exposição a convite da Quanta Terra.

Próximo
Próximo

Onde ficar hospedado em Lisboa?