Vitória: um olhar pelo blog Pelo Mundo com Manu
Vitória é a capital do Espírito Santo, o estado que nos rende esta série com diversos olhares.Para falar sobre ela, o blog Pelo Mundo com Manu revela com um olhar generoso o que fazer na cidade, especialmente se estiver acompanhado de crianças, afinal, a Manu é nossa aventureira!Venha ver o que fazer em Vitória! Mas não deixe de conhecer as outras experiências da Manu no blog!Texto e fotos de autoria do blog Pelo Mundo com Manu."Agradar a diversos gostos e bolsos não é uma tarefa fácil, e por isso poucas são as cidades que podem ser tão ecléticas como Vitória.Formada originalmente por uma ilha, que com o tempo teve a sua área ampliada e ganhou território na parte continental, Vitória reserva a tranquilidade de uma cidade pequena, onde tudo é perto, conta com o centro histórico, onde além do crescimento da cidade é possível entender como se deu o desenvolvimento do estado, com roteiros gratuitos e por patrimônios históricos de deixar qualquer um encantado.Mas se você é mais da linha de aventura, aqui tem lugar também – e sempre com muita beleza natural envolta. Mas o que é imperdível em Vitória? Segue uma listinha marota do que tem que estar na sua lista por esta bela capital.
Visitar o Centro de Vitória
Para entender um lugar, nada melhor que saber como ele se desenvolveu. E nada melhor para tal do queum belo passeio pelo Centro de Vitória.Muitas são as igrejas, museus, galerias e afins pelo Centro, mas indico fortemente uma visita ao Palácio Anchieta e aos Monumentos Históricos do Projeto Visitar.Caso seja possível, encaixe uma apresentação no Theatro Carlos Gomes ou um Samba da Rua Gama Rosa nasua agenda.
Palácio Anchieta
Endereço: Praça João Clímaco, 142, Centro, Vitória/ESHorário de Visitação: Terça-feira a Sexta-feira, das 9 às 17 horas, e nos finais de semana e feriados, das 9h30 às 16 horas.Dica: Faça a Visita aos finais de semana ou feriados, onde é possível também visitar a parte superior do palácio.
Projeto Visitar
Endereço: Patrimônios integrantes – Igreja Nossa Senhora do Carmo, Convento São Francisco, Capela Santa Luzia, Igreja de São Gonçalo, Catedral Metropolitana, Theatro Carlos Gomes e Igreja Nossa Senhora do Rosário.Horário do Projeto: de Quarta-feira a Domingo, das 13 às 17 horas.
Conheça um dos Parques de Vitória
Muitos são os parques urbanos de Vitória. Geralmente bem cuidados, além de render ótimas fotos, também são lugares de contemplação da natureza, espaço para a prática de atividades físicas e também para curtir um bom piquenique.De acordo com a época do ano, é possível ter alguma programação especial nos Parques.Dos mais visitados, listamos o Parque Pedra da Cebola, para quem vai com crianças ou quer curtir um dos parques mais urbanos de Vitória. O Parque Pedra da Cebola é uma área degradada que foi recuperada. Recebeu este nome devido a pedra em formato de cebola que é possível avistar em sua área central.O Parque Botânico Vale é outra boa pedida. Mantido pela mineradora Vale, ali é possível fazer trilhas guiadas por fragmentos florestais, avistar a lagoa dos Jacarés de Papo Amarelo, curtir o orquidário ou apenas relaxar na rede.Para quem gosta de uma trilha com um pouco mais de aventura e visual de tirar o fôlego, o Parque da Fonte Grande é a dica. Embora dê para subir até a sede de carro, o parque proporciona diversos trilhas pela Mata Atlântica, onde os mirantes com vista tanto para Cariacica como Vila Velha são as recompensas. Em noites de Lua Cheia, é possível apreciar esta também do parque, que faz horário especial para este espetáculo.Vitória também conta com o Centro de Visitantes do Tamar, que é um espetáculo à parte. Ver de pertinho as tartarugas marinhas e ainda apreciar a vista para a baía de Vitória que o Mirante do Tamar proporciona é mais que uma boa pedida. Este programa é altamente indicado para adultos e crianças!
Parque Pedra da Cebola
Endereço: Rua Ana Viêra Mafra, s/n, Mata da Praia, Vitória/ES (uma das entradas, são três). Horário de Visitação: Terça-feira a Domingo, das 5 às 22 horas.Dica: Aproveite para andar pelo Parque e também fazer um belo piquenique.
Parque Botânico Vale
Endereço: Av. Dos Expedicionários, s/n, Jardim Camburi, Vitória/ESHorário de Visitação: Terça-feira a Domingo, das 8 às 22 horas.Dica: Vá de tênis para fazer uma das trilhas guiadas.
Parque da Fonte Grande
Endereço: Estrada Tião Sá, s/n, São Pedro I, Vitória/ESHorário de Visitação: Terça-feira a Domingo, das 8 às 22 horas.Dica: Uma squezzer de água para as trilhas maiores, além de tênis, é aconselhável.
Centro de Visitantes Tamar
Endereço: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 700A, Enseada do Suá, Vitória/ESEntrada: R$14,00 a inteira (menores de 5 anos e maiores de 65 anos, a entrada é gratuita)Horário de Visitação: Terça-feira a Domingo, das 5 às 22 horas.Dica: Vá nos horários de alimentação das tartarugas (era às 16 horas, mas confira no site)
Passeios em alto mar
E que tal ver Vitória do mar?Alguns são os passeios que permitem ter essa experiência, como o passeio pela orla de Vitória, o pelo Manguezal ou apenas uma remada.Caso esteja na cidade entre julho e outubro, a dica quente é ir avistar baleias. Vitória começou a explorar este tipo de turismo a pouco tempo, e já é tida como um dos melhores pontos do Brasil para o Avistamento de Baleias Jubarte.Não vai perder essa aventura, né?Avistamento de Baleias – site www.queroverbaleia.com.br e escolha uma agência credenciadaRemada – Indicamos a AVES (Aventureiros do Espírito Santo – contato 27 99980-0413)
Aproveite a Gastronomia da Ilha do Mel
Dizem que para conhecer realmente um lugar, nada melhor do que provar sua gastronomia.E em Vitória, modéstia a parte, é de lamber os beiços. Alguns são os restaurantes já conhecidos para experimentar nosso prato principal, a moqueca capixaba, mas não se limite a moqueca de peixe, e experimente também a de banana da terra, assim como a nossa casquinha de siri e o arroz de polvo desta terra.Se for um apreciador de cafés, aqui também temos espaço para desde um simples expresso até os requintados e premiados.Algumas indicações (mas não deixe de conferir os mais próximos de onde estiver pelo TripAdvisor):Moqueca Capixaba e Frutos do Mar – Ilha do Carangueijo (aproveite antes e olhe se tem alguma promoção na casa pelo ilhastore.com)Arroz de Polvo – Kiosque do Alemão, na Curva da JuremaCafé Especial – Kaffa Cafeteria, em Jardim da Penha (próximo a uma das entradas do Parque Pedra da Cebola)Não deu para esgotar todas as possibilidades de passeios por Vitória, mas espero já ter dado uma noçãodo quão rica e bela é a capital capixaba."
Vamos conhecer Vitória? Veja as dicas de onde se hospedar:
Para quem busca um hostel, o Guanaani é uma opção legal!
Comfort Suites Vitória é muito bem localizado!
O Golden Tulip tem uma vista de tirar o fôlego!
Os Hotéis Ibis sempre são ótimos, com preço bom! Este fica na Praia do Canto.
Este post faz parte do projeto: "Espírito Santo: outros olhares". Você pode acompanhar todos com a busca pela tag #outrosolhares
Outros posts do projeto "Espírito Santo: outros olhares":
Espírito Santo: outros olhares
Santa Teresa: um olhar pelo blog Capixaba na Estrada
Vale do Moxuara: um olhar pelo Blog Dia de Folga
Santa Leopoldina: um olhar pelo blog Caminha Gente
Guarapari: um olhar pelo blog Tudo é Mara
Aracruz: pelo blog Guia & Turismo
Vamos descobrir mais sobre o Espírito Santo? Veja também:
Mosteiro Zen Budista em Ibiraçu