Mudar de país: imigrar é fácil?

Mudar de país nem sempre é uma decisão fácil. Envolve sentimentos, família e a tal da saudade.

Este post não é para te dizer sobre a minha imigração - sobre esta eu falo um pouco em A Viagem que é Migrar -, mas para te dar algumas dicas concretas que podem te ajudar.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é: mude por você. Viver o sonho do outro, especialmente ao mudar de país, pode não ajudar as coisas a funcionarem bem.

Não existe "receita de bolo" para imigrar, mas vou te deixar algumas dicas para o ANTES e DEPOIS da sua mudança.

Mudar de país - o que fazer antes de ir:

  1. Busque nas redes sociais (o Instagram é ótimo para isso) pessoas que morem no seu destino. Veja o que postam, dicas do local etc.
  2. Ainda sobre a dica anterior, procure perfis diversos para ter uma melhor clareza da realidade.
  3. Procure informações sobre a cultura do país - você não vai mudar seu jeito de ser, mas é uma ajuda para não cometer gafes ou criar situações desagradáveis.
  4. Não compre nada para usar no novo país - vai encher a sua mala e provavelmente não vai condizer com a sua nova vida.
  5. Se for para um país com clima muito diferente do que está habituado (frio, por ex), deixe para comprar as roupas térmicas e outras de frio no país de destino - vai ter melhores preços e roupas apropriadas para o local.

Mudar de país - depois de chegar:

  1. Explore bastante a região onde vai morar. Ande a pé, de transportes etc. Aproveite os primeiros dias para conhecer ao máximo o seu bairro.
  2. Não faça compras extraordinárias - você ainda vai se habituar ao que é necessário para a nova vida.
  3. Observe muito os hábitos ao seu redor. Vai te ajudar a não cometer as gafes que te falei anteriormente. Há coisas que só se aprendem vivendo.
  4. Se for para um país de língua diferente, aproveite e se matricule em um curso da língua local. Provavelmente vai conhecer muitos estrangeiros na mesma situação e é um início para criar uma rede de contatos.
  5. Se tiver disponibilidade, faça um trabalho voluntário - te ajuda a conhecer pessoas e a entender a comunidade local.

Sobre a SAUDADE.... Bom, imigrar é viver de saudade. Uma saudade de pessoas que lhe são caras e únicas, de momentos bons e de coisas que, em regra, nem damos valor... mas que quando a saudade aperta, até elas nos fazem falta.

Não existe fórmula mágica para viver com esta saudade, mas você pode criar algumas formas para a suportar. Estas são as minhas:

  1. Ouvir as músicas brasileiras que eu gosto;
  2. Comer comida afetiva;
  3. Fazer passeios por lugares que eu gosto.

Quando estou com muitas saudades não ligo para ninguém, pois o choro vai ser fácil ahahahaha mas uma chamada de vídeo pode te ajudar também.

Desafios:

  1. Embora não seja em todo lugar, há possibilidade de sofrer preconceito. Não é fácil. Busque orientação, se fortaleça e não aceite.
  2. Morar longe faz com o que o "tempo" não seja o mesmo. Isso significa que se algo correr mal, pode não dar tempo de chegar na sua origem.
  3. O fuso horário pode ser um problema, pois acabará por não permitir que consiga falar sempre, ou em horários que são mais fáceis para você.
  4. A alimentação pode ser um desafio. Aprenda com os novos sabores, mas já encontre quem faz sua comida predileta e onde comprar os ingredientes.
  5. A vida das pessoas que você gosta, e que estão longe, vai seguir SEM VOCÊ! Isso é normal, mas dói bastante quando percebemos. Compreenda, aprecie e encoraje as pessoas que você gosta a seguir os sonhos.

Espero que este post tenha te ajudado. Se quiser, deixe um comentário que pode ajudar outro imigrante.

Aproveito para contar que este post foi inspirado em uma conversa telefônica com a Jaqueline Ribeiro, uma colega que meu antigo trabalho me deu, e que vai viver esta mudança de país por uns tempos.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM:

Buscando um hotel ou apartamento? No Booking você encontra diversas opções e ajuda o Blog a crescer sem qualquer custo na sua diária!

Se preferir o Airbnb, faça seu cadastro e reserva por aqui!

Pensando em uma #roadtrip ? Alugue seu carro com a Rentcars, parceira do Blog!

Para viajar para Portugal, Cabo Verde ou Itália, você pode fazer o PB4.

Já segue o blog nas redes sociais? Aproveite: curta e compartilhe!

Facebook:Um Olhar Novo

Instagram: @blogumolharnovo

Twitter: @UmOlharNovo

Anterior
Anterior

Patrícia Cerutti e A Viagem que é Migrar

Próximo
Próximo

Andorra: o que fazer